Como ensinar multiplicação?
A multiplicação é muito fácil e ela está na nossa vida desde quando éramos pequenos.
Comece com um exemplo: Lucas tem 3 prateleiras com 5 carrinhos em cada uma. Se ele somar os seus brinquedos, ele vai contar 5 carrinhos em cada prateleira. Então ele repetiu na soma 3 vezes 5 carrinhos.
Então, se podemos somar, por que você precisamos saber multiplicar?
Uma padaria faz diariamente 9 bandejas com 36 salgadinhos. Quantos salgadinhos a padaria faz por dia? Será que o dono da padaria vai precisar somar 36 + 36 + 36.. por 9 vezes?
É por isso que usamos a multiplicação, porque ela ajuda a resolver mais rapidamente esse tipo de conta.
A multiplicação é uma forma fácil de somar números iguais.
Na tabuada da multiplicação, não começamos a tabuada pelo 0, porque todo número multiplicado por 0 é igual a 0.
Por exemplo, 0 vezes um lápis, é zero. Por isso que 0 vezes qualquer número ou qualquer quantidade é zero.
Na tabuada do 1, usando o exemplo do lápis, 1 vez o lápis é igual a 1, porque repetimos o lápis uma única vez.
Aqui temos 1 repetido 3 vezes na soma…
Os termos que usamos, por exemplo 2 x 4 são chamados de fatores e o resultado, por exemplo 2 x 4 = 8, é chamado de produto.
O fator 6 x 7, como podemos resolver?
Se o aluno ainda não souber de cabeça, ele pode encontrar saídas baseadas na soma.
Porque o importante é entender como funciona a multiplicação e chegar no resultado correto. Depois o aluno pode até decorar a tabuada.
Uma solução que o aluno pode recorrer é repetindo 7 "risquinhos" 6 vezes.
Vai chegar um momento que o aluno vai querer saber a tabuada de cor para não precisar fazer risquinhos ou contar no dedo.
Explicando a multiplicação por 2 algarismos. Vamos resolver a multiplicação 4 x 31.
O que é 31? É 30 + 1, ou seja, 3 dezenas e 1 unidade.
Multiplicamos as unidades primeiro e depois resolvemos as dezenas.
Se quiser assistir ao vídeo completo com a explicação da multiplicação básica. Assista abaixo:
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