Hoje vamos falar de como surgiu a raiz quadrada e também como ensinar a calcular de forma simples.
A palavra raiz veio do termo latino radix, que significa raiz. O quadrado é a figura geométrica plana que conhecemos, você deve mostrar o quadrado para o seu aluno e lembrá-lo que um quadrado possui seus quatro lados iguais.
Então de onde veio a ideia de raiz quadrada?
Para melhor visualização, utilize um papel quadriculado e faça um quadrado com 4 quadradinhos dentro.
Agora conte quantos quadradinhos tem em um lado desse quadrado. Mostre ao seu aluno que cada lado do quadrado tem 2 quadradinhos. E quanto é 2 elevado ao quadrado? É 4, certo?
Foi aqui que surgiu a ideia de raiz quadrada.
Mas lembre-se que seu aluno está começando a aprender raiz quadrada agora, muitos professores fazem a raiz quadrada parecer difícil pois não deixam claro para os seus alunos que um número elevado ao quadrado é o número multiplicado por ele mesmo.
Mas mostre um outro exemplo: Qual é a raiz quadrada de 9?
Pergunte ao seu aluno “Qual número multiplicado por ele mesmo resulta em 9? Ou seja, que número elevado ao quadrado é igual a 9?”
Seu aluno deve entender que 3 x 3 é a mesma coisa que 3², que é igual a 9.
Deixe seu aluno usar a tabuada, mostre para a ele a linha diagonal da Tabela de Pitágoras.
Uma das técnicas de Richard Feynman é “Ensine para uma criança”.
Aqui vai algumas orientações:
- Evite terminologias complexas;
- Evite jargões;
- Seja breve;
- Seja criativo.
Desejo que você tenha sucesso!
Conheça o nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/contosdorei
0 comentários: