terça-feira, 1 de junho de 2021

A História do Dinheiro Para o Ensino Fundamental (Texto e Vídeo)

Você já se perguntou como surgiu o dinheiro que usamos no nosso dia a dia? 

O dinheiro nem sempre foi como conhecemos hoje. Bem antigamente, quando as pessoas começaram a viver em grupos, elas sentiram necessidade de se ajudarem. Foi então que surgiram as trocas. 

O que eram essas trocas? Por exemplo, uma pessoa tinha muitos pêssegos e uma outra pessoa tinha muitas maçãs, então elas trocavam suas frutas… 

Também podia acontecer de trocas por serviços. Uma pessoa poderia construir uma casa para outra pessoa em troca de gados, ovelhas, cabritos. Essa troca também era considerada como um salário. Uma pessoa trabalhava para outra em troca de alimentos, por exemplo.

Mas o tempo foi passando e surgiu o comércio, um local onde as pessoas de um lugar  saiam pra trocar as suas coisas com outras pessoas. Nesse lugar eles trocavam de tudo, trigo para fazer pão, aveia, legumes, frutas e verduras, também trocavam galinhas, bois, carneiros e outros animais que proporcionavam leite, ovos, queijo e lã para fazer suas roupas.. 

Nessa época eles chamavam essas trocas de EscamboE esse sistema de trocas durou por vários séculos. 

Na verdade, até hoje nós trocamos algumas coisas. E você já fez algum escambo na sua vida? Mas como você deve imaginar, essas trocas davam muito trabalho, porque as pessoas percorriam longos caminhos transportando seus produtos para serem trocados.

Foi a partir de então que as pessoas passaram a usar metal, como o ouro por exemplo, como meio de pagamento. E carregar um pouco de ouro era bem mais fácil do que levar diversas cabras para trocar no comércio. O metal também era bonito e mais fácil para avaliar o seu valor. No início o metal era usado em sua forma natural, como eles achavam na natureza, ou em forma de joiasMas com o passar do tempo as pessoas perceberam que seria mais fácil para os comerciantes se o metal seguisse uma padronização, ou seja, tivesse o mesmo grau de pureza e o mesmo peso. Foi então que eles começaram a fabricar suas moedas usando ouro e prata, porque eram metais bonitos e com maior durabilidade.


Só que ao longo tempo ficou mais difícil encontrar ouro. Então as moedas de ouro começaram a ser substituídas por metais menos raros, como cobre e ferro, por exemplo. Mas o valor da moeda continuou o mesmo e quem tinha mais moedas era muito rico. 

Como você pode imaginar, quando o ouro ficou mais raro, ele também ficou mais caro. Então vários negociantes de ouro e prata passaram a ter cofres para guardar seus metais caros, e como eles tinham guardas cuidando dos seus bens o tempo todo, eles passaram a cuidar do dinheiro das outras pessoas. Funcionava como um banco, eles guardavam o dinheiro das pessoas em seus cofres e davam a elas recibos, que serviam para comprovar que o dinheiro das pessoas estava com eles. 

Já que era mais seguro carregar um recibo de papel em vez de carregar suas moedas, as pessoas levavam seus comprovantes com elas. Então com o passar do tempo, esses recibos começaram a servir como meio de pagamento. Se uma pessoa queria comprar algo com o seu dinheiro, que estava no cofre, bastava pagar com aquele recibo. Então surgiu o “papel moeda”, que conhecemos como notas ou cédula de banco, o dinheiro que usamos até hoje, e ao mesmo tempo surgiram os bancos. 

Depois de um tempo as pessoas preferiram usar as notas de papel e as moedas metálicas foram ficando desvalorizadas, hoje usamos as moedas para pagamentos de valores mais baixos e as notas são mais valorizadas. 

O nosso dinheiro continua a evoluir. Você já notou que os cartões de crédito e débito estão substituindo as cédulas, hoje em dia é comum as pessoas não carregarem mais notas em suas carteiras e levarem seus cartões para as lojas e supermercados. Além disso, as cédulas estão perdendo espaço para o dinheiro eletrônico, as pessoas mantêm o seu dinheiro em um banco virtual e podem realizar qualquer pagamento com esse dinheiro, só que no mundo virtual, ou seja, pela internet. 


Você já percebeu que está fazendo parte da história do dinheiro? Um dia, quando você usar somente o dinheiro eletrônico, você vai lembrar de como era pagar suas contas usando cédulas e moedas… 


Assista ao vídeo abaixo e confira a história do dinheiro:



0 comentários: