Hoje eu quero te falar sobre o nosso sistema de numeração decimal, a história é simples, mas muitos alunos ainda saem da escola sem saber de onde vieram os números.
Antes de tudo, você também precisa saber que temos esse conteúdo em vídeo, nós criamos um vídeo bem divertido para você compartilhar com seus alunos. Para assistir ao vídeo clique aqui.
Desde a pré-história e com o passar do tempo, as pessoas já precisavam saber a quantidade de coisas que elas tinham, elas precisavam contar quantos animais elas tinham, ou suas outras coisas de valor…
Então, elas faziam marcas nas paredes das cavernas, ou usavam uma pedrinha para representar cada coisa que elas tinham, elas também davam nós em cordas e cada nó correspondia a um objeto ou animal, como também usavam os dedos para registrar todas suas coisas. De qualquer forma, elas sempre davam um jeito de contar suas coisas, porque, e se algum animal comesse suas ovelhas ou alguém pegasse seus objetos, como elas saberiam quantos sumiram? É por isso que elas precisavam contar.
Os primeiros números começaram a surgir com os egípcios, eles usavam alguns símbolos que representavam alguns valores. Como nós sabemos, eles também precisavam contar as suas coisas, mas eles substituíram as pedrinhas por símbolos.
E os símbolos dos egípcios não eram como os números que usamos hoje, mas já tinha alguma semelhança. Por exemplo, um traço vertical valia 1. O 10 era representado com uma curva, o número 100 era representado por um sinal que parecia uma espiral, já o desenho de uma flor de lótus valia 1000… e assim por diante.
E assim os números foram evoluindo até que os Romanos começaram a usar as letras do seu alfabeto para representar os números.
Os números romanos eram formados pelas letras: I, V, X, L, C, D e M… e cada letra tinha um valor numérico. Por exemplo:
Os números romanos ainda são bem usados até hoje. Eles estão nos livros de história, quando aprendemos sobre Dom Pedro I ou Dom Pedro II… Você também já percebeu que quando citamos algum século, nós escrevemos por exemplo, século XXI?
Mas mesmo assim, era muito difícil fazer contas usando os números romanos.
Foi então que matemáticos na Índia inventaram o Sistema de Numeração Decimal. São os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Com eles é possível representar qualquer número, eles são chamados de indo arábico.
Esse sistema que usamos, nos permite fazer cálculos facilmente.
Os indianos criaram um sistema decimal e posicional.
Você entende por que o nosso sistema numérico é decimal? Essa ideia veio surgindo entre os egípcios e dizem que foi mais ou menos assim que aconteceu:
Um pastor de ovelhas tinha muitos animais e para saber a quantidade de ovelhas que ele tinha, ele representava com uma pedrinha ou com um pedacinho de madeira, ou seja, uma única pedrinha era igual a uma única ovelha. Aqui tinha surgido a ideia de unidade.
Mas se ele tinha muitos animais, ele deveria carregar muitas pedrinhas, então ele começou a fazer grupinhos de 10. Para cada 10 animais, uma pedrinha, aí veio a ideia de dezena, ou seja, uma pedrinha era igual a 10 animais.
E se ele conseguisse juntar 10 pedrinhas, que valiam 10 animais cada uma, ele completava 100 animais, ou seja, ele podia arrumar uma pedra pra representar 100 ou uma centena, assim veio a ideia de centena.
Resumindo, por isso que o sistema de numeração é decimal, porque toda vez que completa 10 unidades, trocamos pela dezena, toda vez que completa 10 dezenas, trocamos pela centena e toda vez que completa 10 centenas, completamos 1 unidade de milhar. Foi assim que surgiu a ideia de unidade, dezena, centena, unidade de milhar e assim por diante…
Ele também é chamado de posicional porque dependendo da posição de um número o seu valor pode ser alterado. Como o algarismo 3, por exemplo, você pode representar vários valores, como 3, ou 23, 35, 300 ou 3000… só depende da ordem que ele está.
Por exemplo, Pedro tem 12 anos e seu irmão mais velho tem 21 anos, se mudarmos a posição de um número nós mudamos o seu valor.
Com esse sistema decimal, criado pelos indianos, nós podemos calcular tudo mais rápido!
Agora quero te convidar para assistir ao nosso vídeo no YouTube e se inscrever no nosso canal porque estamos sempre ajudando diversos professores com os nossos conteúdos!
0 comentários: