segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Como trabalhar o filme Divertida Mente na escola

 

A recomendação é que os professores assistam ao filme Divertida Mente em sala de aula e depois criem um debate com as crianças sobre a inteligência emocional. O papel do educador é explorar as emoções, identificá-las no cotidiano da criança e mostrar o quanto cada uma é importante. Vale ressaltar que, quando as emoções estão desequilibradas, tudo fica desproporcional e pode fazer mal. É importante que as crianças entendam que é normal se sentir triste às vezes, sentir um pouco de medo e até certo nojinho de algumas coisas, porém nenhum desses sentimentos pode ser constante e desproporcional. A faixa etária ideal para essa atividade é a partir dos sete anos e o professor não precisa se preocupar em aprofundar sobre os sentimentos.
Divertida Mente personifica as emoções, com isso fica mais fácil entender a função e importância de cada uma delas, inclusive as denominadas como negativas. A alegria retrata o que nos faz bem, o oposto da tristeza. Já o nojinho tem função tanto biológica quanto social, para nos proteger de comer algum alimento estragado, por exemplo. A raiva é um sentimento que constata injustiças e a função do medo é garantir a segurança e nos manter em proteção. Ter inteligência emocional significa vivenciar todas as emoções e não reprimi-las, afinal, elas servem para nos ensinar algo. Os educadores podem orientar que as crianças identifiquem seus sentimentos, o que podem aprender com eles e como transformá-los.
Você já trabalha a inteligência emocional com os seus alunos? Compartilhe conosco as mudanças que você percebeu nos pequenos.

0 comentários: